Processo de Hominização

Padrão

O primeiro espécime homo terá surgido há cerca de 3 a 4 mihões de anos, sendo impossível dar uma data mais precisa do seu aparecimento, porque estão constantemente a aparecer novos vestígios, os quais obrigam os cientistas a reformular as suas teorias, no entanto o intervalo apresentado garante que terá sido nesse período que apareceu o primeiro ser da espécie homo.

Outra certeza é que o Homem e o Macaco terão evoluído a partir de um antepassado comum que, a partir de certa altura se dividuiu em duas espécies diferentes.

Também o Homem não teve uma evolução linear. Houve tempos em que coexistiram tipos diferentes do género  homo, mas desde a extinção do homo sapiens neandertalensis, que o homo sapiens sapiens (homem atual) ficou sozinho.

Hoje em dia o Homem é um ser único da sua família (hominideo).

À medida que os diferentes tipos de hominídeos foram evoluindo, também evoluiram as suas capacidades intelectuais e físicas: O tamanho do cérebro foi aumentando, a sua verticalidade e bipedia melhorou.

Uso de materiais para se defender, fabrico dos primeiros utensílios, domínio do fogo, utilização dos metais, invenção da agricultura, domesticação de animais, construção dos primeiros aldeamentos, nascimento das primeiras civilizações e invenção da escrita.

Primeiro combateu os seus medos, ganhou coragem e começou a procurar respostas para as suas dúvidas. Na tentativa de explicar o que não compreendia criou os deuses, que lhe dava o conforto de encontrar soluções para o que não entendia, ou não tem, capacidade de compreender, explicar ou dominar.

Com a invenção da agricultura surgiu a noção de propriedade; a atividade comercial contribuiu para o aparecimento da moeda e do lucro. O Homem começou por dominar os da sua própria espécie para se lançar na conquista do Mundo e do Universo, achando que tudo podia controlar.

Pré-História divide-se em dois grandes períodos: O Paleolítico (desde o aparecimento do homem até à invenção da agricultura e pastorícia); o Neolítico (desde a invenção da agricultura e pastorícia até à invenção da escrita).

NOTA FINAL: Este texto, além de transmitir conhecimentos sobre a evolução do Homem, pretende lançar algumas interrogações sobre o futuro da Humanidade. O futuro reside no conhecimento. Se o Homem continuar a colocar as suas ambições pessoais à frente do conhecimento fará com que a evolução seja o túmulo da sua própria existência.

Fonte: https://www.infopedia.pt/$origem-do-homem-moderno e Youtube


Queridos alunos do 1º Ano, leia e tire suas dúvidas comigo em sala de aula (se necessário).   Crie um resumo, de acordo com o seu entendimento, explicando o processo de hominização explicado nesse texto  e publique-o aqui embaixo, clicando em DEIXE UM COMENTÁRIO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *